O thriller psicológico é um gênero que desafia a mente, mistura realidade e ilusão, e traz reviravoltas inesperadas. “”Ilha do Medo”” é um dos maiores exemplos desse tipo de filme, com uma trama enigmática, ambientação sombria e um protagonista cuja sanidade é constantemente questionada.
Se você gostou dessa obra de Martin Scorsese, aqui estão cinco filmes semelhantes que também vão mexer com sua cabeça.
1. A Origem (2010)

Leonardo DiCaprio e Elliot Page em “A Origem” (Warner Bros. Entertainment)
Assim como “Ilha do Medo”, “A Origem” (dirigido por Christopher Nolan) também tem Leonardo DiCaprio no papel principal, e ambos os filmes compartilham temas relacionados à mente e à percepção.
Em “A Origem”, DiCaprio interpreta Dom Cobb, um ladrão especializado em invadir sonhos, que precisa lidar com seu próprio trauma e com a linha tênue entre o sonho e a realidade.
As semelhanças com “Ilha do Medo” são óbvias: ambos os protagonistas são homens com passados traumáticos que acabam afetando sua percepção da realidade. Dessa forma, enquanto Teddy Daniels (em “Ilha do Medo”) tenta desvendar o mistério de sua própria mente, Cobb navega por camadas de sonhos que o levam cada vez mais longe da realidade.
LEIA MAIS: 6 coisas que você provavelmente não sabia sobre Round 6
2. Clube da Luta (1999)
Brad Pitt e Edward Norton em “Clube da Luta” (20th Century Fox)
“Clube da Luta” é um filme que desafia as percepções da realidade, como ocorre em “Ilha do Medo”.
Isso porque, a obra de David Fincher apresenta um narrador (Edward Norton) que descobre a verdade sobre sua identidade em uma das reviravoltas mais memoráveis do cinema.
O filme aborda temas como alucinação, desordem mental e autoengano, criando uma experiência alucinante para o espectador. Além disso, assim como em “Ilha do Medo”, o público é levado a acreditar em uma narrativa para depois ter essa crença completamente abalada.
Portanto, ambos os filmes trazem protagonistas cujas mentes os traem, criando uma atmosfera de desorientação constante.
LEIA MAIS: Showrunner de Os Simpsons revela como gostaria que a série acabasse
3. Matrix (1999)
Keanu Reeves em “Matrix” (Warner Bros. Pictures)
Embora seja um thriller de ficção científica, Matrix tem muitas semelhanças com “Ilha do Medo” no que diz respeito à ideia de uma realidade distorcida.
No filme, Neo (Keanu Reeves) descobre que o mundo em que vive é, na verdade, uma simulação criada por máquinas, e sua verdadeira vida está em um estado de controle mental.
No entanto, assim como Teddy Daniels, que precisa decidir se aceita a verdade ou vive em uma ilusão, Neo tem que escolher entre a pílula azul (que o manterá na simulação) ou a pílula vermelha (que o revelará a verdade).
Assim,”Matrix” explora a questão do livre-arbítrio e da fuga de uma prisão mental, temas profundamente presentes também em “Ilha do Medo”.
LEIA MAIS: 4 séries de TV parecidas com Dark para você assistir. Confira!
4. O Show de Truman: O Show da Vida (1998)
Jim Carrey em “O Show de Truman: O Show da Vida” (Paramount Pictures, Scott Rudin Productions)
Apesar de o filme ter uma abordagem um pouco mais leve, ele toca em temas semelhantes aos de “Ilha do Medo”, como a ideia de que a realidade pode ser uma construção ilusória.
No filme, Truman Burbank (Jim Carrey) vive uma vida aparentemente normal, até que começa a perceber que tudo ao seu redor é fabricado. Isso porque, ele está, na verdade, dentro de um gigantesco reality show.
Sendo assim, assim como Teddy Daniels questiona sua própria sanidade em “Ilha do Medo”, Truman passa a questionar a realidade à sua volta.
LEIA MAIS: 5 melhores filmes de Guillermo del Toro, segundo o Rotten Tomatoes
5. A Órfã (2009)
Isabelle Fuhrman em “A Órfã” (2009 – Dark Castle Holdings, LLC.)
“A Órfã” traz um enredo que se apoia em um grande mistério sobre a verdadeira identidade de um personagem. E é nesse ponto que o filme se aproxima de “A Ilha do Medo”.
Enquanto em “Ilha do Medo”, Teddy Daniels é alguém cuja realidade está constantemente em questão, “A Órfã” nos apresenta uma garotinha adotada por uma família, que demonstra comportamentos estranhos e, aos poucos, revela não ser quem aparenta.
Inclusive, o ponto de semelhança entre os dois filmes está na construção gradual da tensão e na reviravolta chocante sobre a protagonista, assim como acontece em “Ilha do Medo”.
LEIA MAIS: Euphoria: 4 coisas para você saber sobre a 3ª temporada da série
Esses cinco thrillers psicológicos compartilham da essência que fez “Ilha do Medo” tão impactante: a exploração da mente humana, a linha tênue entre realidade e ilusão, e reviravoltas que desafiam tudo o que você achava que sabia. Agora é escolher um e correr pra assistir!