A série alemã “Dark”, com sua narrativa intrincada envolvendo viagem no tempo, universos paralelos e questões filosóficas, deixou saudades nos fãs de ficção científica. Mas, se você já terminou a série e está procurando algo semelhante para preencher o vazio, aqui estão quatro séries que compartilham semelhanças com “Dark” para você curtir.
Se você gostou de ‘Dark’, aqui estão 4 séries de TV que você vai adorar
4. Glitch (2015 – 2019)
Série Glitch (2015 – 2019)
Glitch é uma produção australiana que também envolve o retorno dos mortos de maneira misteriosa. Basicamente, um pequeno grupo de pessoas volta à vida sem memória e sem sinais de envelhecimento, criando uma situação enigmática e emocionalmente tensa.
A série se assemelha a “Dark” na forma como explora questões de existência, vida após a morte e o impacto desses mistérios nas relações humanas.
Além disso, a atmosfera de suspense e o desenvolvimento psicológico dos personagens são paralelos ao estilo profundo e reflexivo de “Dark”.
➤ Onde assistir: Netflix
LEIA MAIS: 5 melhores filmes de Guillermo del Toro, segundo o Rotten Tomatoes
3. 12 Macacos (2015 – 2018)
Amanda Schull e Aaron Stanford em “12 Macacos” (Syfy Media)
Assim como “Dark”, “12 Macacos” mergulha fundo no conceito de viagem no tempo. A série é uma adaptação do filme de mesmo nome, e segue Cole, um homem que viaja do futuro para impedir que um vírus mortal acabe com a humanidade.
Inclusive, a trama não linear e cheia de loops temporais é algo que vai te lembrar imediatamente dos quebra-cabeças temporais de “Dark”.
A relação de Cole com a Dra. Cassandra Reilly, assim como o romance proibido de Jonas e Martha em “Dark”, é central para a trama e para as reviravoltas que prendem os espectadores.
➤ Onde assistir: Universal+ (disponível para assinatura diretamente na plataforma Prime Video)
LEIA MAIS: Euphoria: 4 coisas para você saber sobre a 3ª temporada da série
2. The Expanse (2015 – 2022)
“The Expanse” (Amazon Studios)
Se o que mais te prendeu em “Dark” foi a construção complexa de mundo e a trama intricada, “The Expanse” pode ser o que você procura.
A série é baseada nos livros de James S.A. Corey, a qual se passa em um futuro no qual a humanidade colonizou o sistema solar, e as tensões entre as diferentes facções — Terra, Marte e o Cinturão — estão no limite.
Assim como “Dark”, “The Expanse” apresenta uma narrativa densa e cheia de detalhes, onde personagens lidam com questões filosóficas, existenciais e o impacto de forças maiores (como a descoberta de uma partícula alienígena) em suas vidas.
Então, se você gosta de universos complexos e dramas políticos, essa série é uma excelente opção.
➤ Onde assistir: Amazon Prime Vídeo
LEIA MAIS: Round 6: o real significado da cena do pão e da loteria na série!
1. Stranger Things (desde 2016)
“Stranger Things” (Netflix)
Embora “Stranger Things” seja mais leve e tenha uma pegada sobrenatural com monstros e uma dimensão alternativa chamada “O Mundo Invertido”, a série é comparada a “Dark” devido ao seu início: uma criança desaparecida em uma cidade pequena.
Inclusive, as duas séries seguem caminhos distintos, mas ambas exploram as consequências de eventos misteriosos que afetam profundamente suas comunidades.
LEIA MAIS: Todas as versões de “Nosferatu” e o que cada uma trouxe de novo
Mas não podemos destacar que, assim como “Dark”, “Stranger Things” também toca no conceito de dimensões alternativas e, na quarta temporada, sugere até mesmo a introdução de elementos de viagem no tempo.
Além disso, as duas séries constroem fortes laços familiares e de amizade em meio ao caos sobrenatural.
➤ Onde assistir: Netflix