Desde que estreou em 17 de dezembro de 1989, “Os Simpsons” tornou-se um símbolo na cultura pop mundial. A série criada por Matt Groening ajudou a redefinir o formato das animações e construiu uma base sólida de fãs ao longo de mais de três décadas.
Atualmente, a série está na 36ª temporada e segue com novos episódios sendo produzidos. Mas, inevitavelmente, surge a pergunta: como uma série de tanto sucesso como essa poderia chegar ao fim?
Matt Selman, um dos principais showrunners (responsável por todas as decisões criativas e logísticas, desde o roteiro até a pós-produção) da série, deu algumas pistas sobre o que ele acredita ser o encerramento ideal para essa longa história.
LEIA MAIS: 4 séries de TV parecidas com Dark para você assistir. Confira!
O fim de “Os Simpsons” segundo Matt Selman
Em uma entrevista recente ao New York Post, Selman falou sobre a complexidade de criar um episódio final para uma série tão especial. Ele explicou que “Os Simpsons” não foram pensados para ter um encerramento tradicional, como ocorre em muitas outras produções televisivas.
Segundo ele, “O show não é para acabar. Fazer um final de série muito sentimental e ruim, como a maioria dos outros shows fazem, seria muito ruim.”
Selman ainda compartilhou que a sua visão ideal para um episódio final seria algo simples, mas significativo: uma história que traga o espírito da família Simpson sem grandes artifícios.
“Acho que depois vamos escolher um episódio e dizer que foi o último. Nada de coisas autoconscientes. Ou uma piada autoconsciente”, ele revelou.
Ainda assim, ele não descartou a ideia de fazer algo memorável, mas sempre evitando os clichês que frequentemente cercam finais de séries.
LEIA MAIS: 5 melhores filmes de Guillermo del Toro, segundo o Rotten Tomatoes
Reflexões da roteirista Carolyn Omine
Além de Selman, outros colaboradores do programa também compartilharam suas opiniões sobre um eventual final. Carolyn Omine, roteirista vencedora do Emmy, disse também ao New York Post que o desafio é enorme porque a série está sempre evoluindo:
“O programa continua mudando. Então não pode ser a ideia que você tem no bolso há um tempo”, destacou ela.
Ela destacou ainda que muitos fãs têm expectativas baseadas em finais de outras séries populares, mas “Os Simpsons” sempre trilharam um caminho particular.
LEIA MAIS: Euphoria: 4 coisas para você saber sobre a 3ª temporada da série
Quantidade de temporadas e episódios
Até agora, “Os Simpsons” já ultrapassaram a marca de 750 episódios, com 36 temporadas, tornando-se a série de animação mais longa da história da televisão.
O sucesso da série ao longo de tantos anos se deve ao fato da sua capacidade de se reinventar ao longo dos anos, conseguindo trazer episódios que equilibram humor, crítica social e momentos emocionantes.
A série chegou ao Brasil em 1991, com transmissões iniciais pela Rede Globo. Inclusive, a dublagem brasileira de “Os Simpsons” é muito reconhecida por manter o humor e as referências culturais acessíveis ao público brasileiro.
LEIA MAIS: Round 6: o real significado da cena do pão e da loteria na série!
Onde assistir
Hoje, é possível assistir a 35 temporadas da série na plataforma de streaming Disney+.
Lembrando ainda que a 36ª temporada da série ainda não tem previsão de estreia no Brasil.