Uso de IA no filme “O Brutalista” gera grande polêmica; entenda!

O uso de IA em "O Brutalista" é uma evolução ou ameaça ao cinema? Entenda a polêmica

| Em 02/02/2025 às 20:13
Adrien Brody em "O Brutalista" (A24)

O filme “O Brutalista”(The Brutalist), um drama de época estrelado por Adrien Brody, vem gerando grande discussão no mundo do cinema pelo uso de inteligência artificial (IA) na produção. O uso da tecnologia na criação de performances e elementos visuais gerou tanto elogios quanto críticas ferozes. Vamos entender?

Do que se trata o filme “O Brutalista”?

Em síntese, O filme segue a história de um arquiteto refugiado húngaro, László Toth (Adrien Brody), que se muda para os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial em busca de uma nova vida. Acompanhado por sua esposa, Erzsebet (Felicity Jones), ele enfrenta desafios e dilemas enquanto trabalha em um projeto ambicioso para um magnata influente.

Basicamente, o filme mistura temas de identidade, ambição e sacrifício, retratando a dura realidade dos imigrantes e suas lutas para se estabelecer em um novo país.

Como a IA foi utilizada no filme?

A inteligência Artificial foi utilizada em diversos momentos da produção. Algumas cenas foram criadas ou aprimoradas com IA para recriar performances de atores, modificar elementos visuais e aprimorar a ambientação do filme.

Os relatórios indicam que a tecnologia foi usada para:

  • Rejuvenescer atores em cenas específicas.
  • Criar figurantes digitais sem a necessidade de contratar elencos de apoio muito grandes
  • Ajustar performances dos atores em pós-produção.

Essa utilização de ferramentas de IA acabou gerando uma grande discussão na indústria, com muitos questionando o impacto da IA no trabalho de artistas humanos.

LEIA MAIS: 5 mistérios de Stranger Things que podem ficar sem respostas na série

A polêmica em torno do uso da IA no filme

Fato é que o uso da IA no filme gerou uma divisão entre profissionais da indústria e o público. Os sindicatos de atores e técnicos de cinema, por exemplo, manifestaram preocupações sobre o impacto da tecnologia na contratação de profissionais, alegando que a IA pode diminuir as oportunidades de trabalho e comprometer a autenticidade das performances.

Por outro lado, a equipe de produção defendeu o uso da tecnologia, argumentando que a IA foi utilizada como uma ferramenta complementar e que os atores continuaram sendo peças fundamentais no processo criativo. Inclusive, o diretor do filme, Brady Corbet, afirmou que a tecnologia ajudou a contar a história de forma mais eficaz.

Aqui vale lembrarmos que essa polêmica não é exatamente nova. Isso porque o uso de IA no cinema já foi alvo de grandes debates, especialmente após a greve dos roteiristas e atores de Hollywood em 2023, que trouxe à tona preocupações sobre o uso da tecnologia para substituir profissionais. À época chegou-se a um acordo para estabelecer limites para o uso dessa tecnologia, bem como deixar claro os direitos dos atores quanto ao uso da IA em suas imagens.

<h2>Declarações dos envolvidos

O diretor e roteirista do filme, Brady Corbet, afirmou em entrevista à Deadline que a decisão de utilizar IA foi tomada para melhorar a experiência cinematográfica. Além disso, afirmou também que não teve como objetivo substituir o talento humano.

LEIA MAIS: 5 séries de TV para assistir se você gostou do filme Nosferatu

“A IA não está substituindo a arte; está permitindo que contemos histórias de maneiras que antes eram impossíveis”, declarou em entrevista.

Já alguns atores envolvidos na produção expressaram preocupação com a forma como a IA pode impactar a indústria.

Felicity Jones, que interpreta Erzsébet Tóth no longa, comentou que, embora compreenda o avanço tecnológico, é essencial garantir que os profissionais do cinema não sejam prejudicados.

“Precisamos de transparência sobre como essa tecnologia é usada e qual seu impacto na indústria”, disse ela.

Já o Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) propôs diretrizes para garantir que atores sejam devidamente compensados e que seu trabalho não seja utilizado sem consentimento.

LEIA MAIS: Lady Gaga abre o jogo sobre o filme Coringa: Delírio a Dois

O futuro do cinema com IA

Como você pode imaginar, a discussão sobre o uso de IA no cinema não deve acabar tão cedo. Com o avanço tecnológico, cujos limites ainda sequer conhecemos, cada vez mais produções podem adotar ferramentas de inteligência artificial para reduzir custos e agilizar processos.

No entanto, o impacto na geração de emprego dos profissionais da indústria ainda é um tema sensível e que não pode ser deixado de lado. Afinal, a criatividade e talento natural dependem essencialmente das habilidades humanas e não podem ser substituídas pela frieza de um algoritmo.

LEIA MAIS: 4 séries de TV parecidas com Dark para você assistir. Então, confira!

Curtiu o conteúdo? Então visite o site Planeta Diário e fique por dentro de todas as novidades!

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

6 séries para você que gosta de “The Walking Dead”

6 séries para você que gosta de “The Walking Dead”

Se você é fã de "The Walking Dead", provavelmente gosta de histórias que exploram a luta pela sobrevivência em cenários pós-apocalípticos, escolhas morais e a ameaça constante de seres monstruosos — sejam zumbis ou humanos —, certo? Felizmente, existem outras séries...

Reboot de “Prison Break”: o que já sabemos sobre a nova série?

Reboot de “Prison Break”: o que já sabemos sobre a nova série?

A série "Prison Break" vai ganhar uma nova versão. Após alcançar grande popularidade na Netflix em 2024, a produção chamou a atenção do Hulu, que encomendou um episódio piloto para um reboot da franquia. A nova série trará personagens inéditos, uma trama atualizada e...

5 grandes filmes estrelados por somente um ator

5 grandes filmes estrelados por somente um ator

Alguns filmes conseguem prender o público ao focar quase exclusivamente em um único personagem, explorando sua jornada emocional, física ou psicológica em cenários limitados. Pensando nisso, reunimos cinco produções que utilizaram muito bem esse formato. Entre dramas...

Jenna Ortega revela detalhes da 2ª temporada de ‘Wandinha’

Jenna Ortega revela detalhes da 2ª temporada de ‘Wandinha’

A segunda temporada de "Wandinha" é uma das produções mais aguardadas da Netflix, e a protagonista Jenna Ortega revelou novos detalhes que aumentaram ainda mais a expectativa dos fãs. A série, que se tornou um fenômeno global, continua sendo um dos maiores sucessos da...

Filmes que estreiam nesta semana nos cinemas (24/03 a 30/03)

Filmes que estreiam nesta semana nos cinemas (24/03 a 30/03)

Entre os dias 27 e 30 de março de 2025, os cinemas brasileiros recebem uma série de lançamentos que vão do suspense à ação, passando por drama histórico e terror. A programação inclui produções nacionais e internacionais, com nomes de peso na direção e no elenco....

5 filmes e séries de faroeste com protagonistas femininas

5 filmes e séries de faroeste com protagonistas femininas

O gênero faroeste é tradicionalmente associado a protagonistas masculinos, mas há diversas obras que trazem mulheres fortes e determinadas no centro das tramas. Aqui a gente separou cinco filmes e séries de TV que desafiam essa tradição, apresentando histórias com...