O filme “Coringa: Delírio a Dois”era uma das sequências mais aguardadas do cinema no ano passado. Afinal, o segundo filme traria novamente Joaquin Phoenix no papel do famoso vilão e introduziria Lady Gaga como Arlequina.
Acontece que, ao contrário do grande sucesso do primeiro filme, a sequência enfrentou uma recepção ruim tanto do público quanto da crítica.
Inclusive, em uma entrevista recente à Elle, Lady Gaga falou sobre o fracasso do filme com relação à recepção do público e dos críticos.
LEIA MAIS: 5 séries de TV para você que gostou de Ruptura (Severance)
As declarações de Lady Gaga sobre o filme
Na entrevista, Lady Gaga abordou a recepção negativa de “Coringa: Delírio a Dois”. Demonstrando uma postura madura e realista, ela afirmou:
“Às vezes, as pessoas simplesmente não gostam de algumas coisas. É simples assim. E eu acho que, para ser artista, você tem que estar disposto a que, às vezes, as pessoas não gostem. E continuar, mesmo que algo não tenha se conectado da maneira que você pretendia.”
Além disso, Gaga ainda destacou a importância de não permitir que o medo do fracasso influencie o processo criativo:
“Quando isso entra na sua vida, pode ser difícil controlar. É parte do caos,” concluiu ela.
O fracasso do filme
O filme apresentou uma queda bem relevante em relação ao seu antecessor. No IMDb, por exemplo, o filme alcançou uma nota de apenas 5,2, enquanto no Rotten Tomatoes tem apenas 31% de aprovação (no momento do fechamento desta matéria). A título de comparação, o primeiro filme conta com uma nota de 8,2 no IMDB e 68% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Tanta decepção levou a um reconhecimento: o filme foi indicado a várias categorias do prêmio Framboesa de Ouro (Razzies), que premia os piores filmes do ano.
LEIA MAIS: 5 mistérios de Stranger Things que podem ficar sem respostas na série
As críticas apontaram diversos fatores para essa recepção negativa. O principal deles foi a decisão de transformar a sequência em um musical, o que foi uma surpresa para muitos fãs, e, certamente, não agradou a todos.
Além disso, o filme arrecadou apenas cerca de US$ 37 milhões em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos, arrecadando em média US$ 51,5 milhões no mercado interno, números bem inferiores aos do primeiro filme.
Fatores que contribuíram para o fracasso
Vários elementos podem ter contribuído para o desempenho abaixo do esperado do filme, entre eles estão:
Mudança de gênero
Como já mencionamos anteriormente, a transição de um drama psicológico para um musical foi uma escolha ousada.
No entanto, enquanto alguns críticos, como Quentin Tarantino, elogiaram a ousadia do diretor Todd Phillips, enquanto a maioria dos espectadores não se conectaram com essa nova perspectiva.
LEIA MAIS: Nintendo Switch 2 já possui 8 novos jogos confirmados; saiba mais!
Grandes expectativas
O grande sucesso do primeiro filme estabeleceu expectativas altíssimas para a sequência. Portanto, qualquer desvio do estilo do original poderia resultar em decepção para os fãs.
Concorrência e contexto de lançamento
O período de lançamento do filme pode ter influenciado seu desempenho nas bilheterias, competindo com outras grandes produções e enfrentando um público mais crítico.
Reações da equipe e futuro
Fontes próximas a Lady Gaga indicaram que ela ficou surpresa e desapontada com a recepção negativa do filme, especialmente porque ela tinha grandes expectativas para o projeto. Mas, apesar das críticas, Gaga foi elogiada por sua performance como Arlequina.
LEIA MAIS: 5 séries de TV para assistir se você gostou do filme Nosferatu
Certo é que, como podemos ver na postura madura da atriz/cantora em relação às críticas, isso não foi o suficiente para tirá-la da carreira cinematográfica. Então podemos esperar, em breve, ver Lady Gaga novamente nas telinhas!