O sucesso de “Round 6”, criado por Hwang Dong-hyuk, chamou atenção não apenas pelo roteiro criativo e bons personagens, mas também pela crítica social que está presente em toda a série. Inclusive, em uma recente entrevista à AFP, Hwang revelou detalhes sobre as influências da vida real que direcionaram o enredo da série.
Aliás, uma dessas inspirações foi a violência e o desespero observados durante as greves trabalhistas na Ssangyong Motor Company, em 2009.
A visão de Hwang Dong-hyuk sobre desigualdade e sobrevivência
Hwang Dong-hyuk revelou que “Round 6” nasceu de uma observação atenta sobre como as desigualdades e injustiças econômicas afetam os mais vulneráveis na sociedade. Segundo ele, muitas cenas da série, como os jogos mortais e a constante luta por sobrevivência, refletem as duras realidades enfrentadas por trabalhadores comuns.
LEIA MAIS: 5 séries de TV de sucesso que chegam ao fim em 2025
Ainda segundo Hwang, a série é uma metáfora sobre as estruturas de poder que, em situações extremas, colocam as pessoas umas contra as outras. Além disso, ela destaca como a luta pela sobrevivência pode levar ao limite da moralidade e da humanidade.
As greves na Ssangyong Motor Company
Uma das principais inspirações para “Round 6” foram as greves de 2009 na Ssangyong Motor Company, uma montadora sul-coreana.
Após o anúncio de demissões em massa pela empresa, cerca de 2.600 trabalhadores perderam seus empregos. Esse ato gerou uma onda de protestos liderados pelos próprios trabalhadores, que ocuparam a fábrica da empresa em Pyeongtaek.
Assim, durante 77 dias, os grevistas enfrentaram coibições violentas, incluindo o uso de força policial, helicópteros e até armas químicas não letais para dispersar os manifestantes.
LEIA MAIS: Showrunner de Os Simpsons revela como gostaria que a série acabasse
O confronto deixou graves consequências: mortes foram registradas, dezenas de trabalhadores sofreram ferimentos graves e muitos enfrentaram problemas de saúde mental e física a longo prazo.
Para Hwang, a brutalidade do episódio e o impacto na vida dos trabalhadores mostram o sofrimento e desespero que ele procurou retratar em “Round 6”.
A conexão entre a ficção e a realidade
Assim, embora a série seja uma obra de ficção, os jogos mortais simbolizariam os desafios diários enfrentados por aqueles que estão à margem da sociedade. Da mesma maneira que os participantes da competição na série lutam por um prêmio em dinheiro que promete resolver todos os seus problemas, os trabalhadores da Ssangyong Motor lutavam para preservar sua dignidade e sustento.
LEIA MAIS: 4 séries de TV parecidas com Dark para você assistir. Confira!
Além disso, Hwang também mencionou que a desumanização retratada nos jogos da série reflete como os mais pobres frequentemente são tratados como peças descartáveis em um sistema capitalista impiedoso.
‘Round 6’ na Netflix
Lembrando que a série está disponível na Netflix, com duas temporadas já liberadas até o momento do fechamento.
Ademais, os produtores confirmaram que a terceira e última temporada da série deverá acontecer ainda em 2025.