Se “Adolescência”, a minissérie da Netflix, te prendeu do início ao fim com a sua história, câmera imersiva e temas sociais importantes, então você provavelmente está em busca de obras com temas semelhantes — histórias que emocionam, desafiam e permanecem na memória.
Assim, com isso em mente, selecionamos para você cinco filmes parecidos com a série, que seguem essa mesma linha, cada um com temas que se conectam “Adolescência”.
Querido Menino (Beautiful Boy) – 2018
Dirigido por Felix van Groeningen, o filme segue a jornada de David Sheff (Steve Carell), um jornalista que luta para salvar seu filho Nic (Timothée Chalamet) do vício em metanfetamina.
O filme é baseado em memórias reais e mergulha fundo para mostrar o amor de um pai diante da destruição causada pelas drogas.
Portanto, assim como “Adolescência, esse filme mostra a destruição emocional de uma família diante de algo que foge de seu controle.
Além disso, as duas obras trazem uma reflexão sobre como o sistema (seja de saúde, justiça ou educação) lida com jovens em sofrimento — e o quanto os adultos ao redor também são afetados.
LEIA MAIS: 5 filmes de mistério que te deixam com dúvidas do começo ao fim
Querido Menino (Beautiful Boy)
- Direção:
- Felix Van Groeningen
- Roteiro:
- Luke Davies e Felix Van Groeningen (baseado nos livros “Beautiful Boy” de David Sheff e “Tweak” de Nic Sheff)
- Elenco:
- Steve Carell, Timothée Chalamet, Maura Tierney, Amy Ryan, Kaitlyn Dever, Timothy Hutton
- Lançamento:
- 14/09/2019
- Duração:
- 120 minutos
1917 (2019)
Este filme, dirigido por Sam Mendes, narra a história de dois soldados britânicos que precisam atravessar o campo de batalha da Primeira Guerra Mundial para entregar uma mensagem que pode salvar centenas de vidas.
Aqui, o uso de uma história contínua aproxima o espectador dos personagens e da grande tensão, de forma semelhante ao que “Adolescência” faz ao retratar os bastidores emocionais do sistema judicial juvenil.
Podemos mencionar também o peso da missão, a juventude dos protagonistas e a impotência diante de uma estrutura maior como outras ligações claras entre as duas obras.
1917
- Direção:
- Sam Mendes
- Roteiro:
- Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns
- Elenco:
- George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Colin Firth, Richard Madden, Benedict Cumberbatch
- Lançamento:
- 23/01/2020
- Duração:
- 119 minutos
Boyhood (2014)
Em resumo, o filme conta a vida de Mason, dos seis aos dezoito anos, retratando de forma íntima e quase documental os altos e baixos da adolescência e da vida familiar de Mason. O diretor Richard Linklater dedicou 12 anos para filmar a obra e mostrar a evolução do protagonista, tornando esse aspecto o mais especial da produção
O que aproxima o filme de “Adolescência” é justamente essa visão sensível e realista do crescimento e da perda da inocência. Se por um lado a série foca em um momento difícil da juventude — um crime, uma acusação, uma prisão — por outro, o filme apresenta a construção da identidade ao longo do tempo.
Ambos, porém, partem do mesmo princípio: crescer é, muitas vezes, um processo doloroso, solitário e cheio de decisões que mudam tudo.
LEIA MAIS: Quais os verdadeiros significados do filme ‘Ilha do Medo’? Entenda!
Boyhood: Da Infância à Juventude (Boyhood)
- Direção:
- Richard Linklater
- Roteiro:
- Richard Linklater
- Elenco:
- Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater
- Lançamento:
- 30/10/2014
- Duração:
- 165 minutos
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) – 2014
Dirigido por Alejandro G. Iñárritu, o filme apresenta a história de um ator em crise (Michael Keaton) tentando reviver sua carreira num teatro da Broadway.
O filme se destaca por parecer inteiramente filmado em uma única tomada, recurso que cria uma sensação de urgência. Essa escolha, aliás, se conecta diretamente com “Adolescência”, que também explora a linguagem visual para mergulhar o público na mente de seus personagens.
Além disso, o filme também aborda temas como saúde mental, pressão social e o peso das expectativas — questões muito presentes na jornada do protagonista da série.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
- Direção:
- Alejandro González Iñárritu
- Roteiro:
- Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr., Armando Bo
- Elenco:
- Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Emma Stone, Naomi Watts
- Lançamento:
- 29/01/2015
- Duração:
- 119 minutos
Snatch – Porcos e Diamantes (2000)
Por fim, este filme, de Guy Ritchie, opta por mostrar o submundo do crime com humor e um estilo visual acelerado.
A história gira em torno de uma série de personagens ligados por um diamante roubado, incluindo gângsteres, boxeadores ilegais e apostadores.
O filme, aliás, traz algo em comum com “Adolescência”: o impacto que o crime pode ter na vida das pessoas.
Inclusive, o ator Stephen Graham, cocriador da série da Netflix, tem um papel importante no filme, e essa ligação também pode interessar a você que é fã da série.
Por fim, o filme também mostra o quanto decisões precipitadas e ambientes violentos podem mudar nossas trajetórias de vida — assim como também é mostrado em “Adolescência”.
LEIA MAIS: 5 filmes tristes do Studio Ghibli para você se emocionar
Snatch – Porcos e Diamantes (Snatch)
- Direção:
- Guy Ritchie
- Roteiro:
- Guy Ritchie
- Elenco:
- Jason Statham, Brad Pitt, Stephen Graham, Vinnie Jones, Benicio del Toro, Dennis Farina, Rade Šerbedžija, Alan Ford, Robbie Gee, Lennie James
- Lançamento:
- 19/10/2001
- Duração:
- 103 minutos