Embora a Marvel e a DC dominem o mercado de super-heróis, alguns dos filmes mais marcantes e famosos do gênero vieram de fora dessas gigantes dos quadrinhos. Confira abaixo cinco dos melhores filmes de super-heróis que não pertencem à Marvel ou DC, mas que deixaram sua marca no cinema.
5. Hellboy (2004)
Dirigido por Guillermo del Toro e lançado em 2004, “Hellboy” é baseado nos quadrinhos da Dark Horse Comics e traz Ron Perlman no papel principal.
Hellboy é um demônio que foi invocado durante a Segunda Guerra Mundial e criado como um herói para proteger o mundo das forças sobrenaturais.
O filme traz efeitos práticos (sem uso de computação gráfica ou pós-produção digital) impressionantes e o estilo visual característico de del Toro.
Hellboy equilibra sua aparência assustadora com uma personalidade sarcástica e humana. O filme combina elementos de fantasia, horror e ficção científica em um filme com muita ação, e que é elogiado por sua fidelidade ao material original.
LEIA MAIS: Por que o nome de Brad Pitt aparece em “Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice”?
4. O Máskara (1994)
Baseado na série de quadrinhos da Dark Horse, “O Máskara” apresenta Stanley Ipkiss, um homem comum que, após encontrar uma máscara mística, se transforma em um ser superpoderoso e caótico. Embora Stanley não seja exatamente o herói tradicional, ele assume o papel de um anti-herói quando usa seus poderes para enfrentar o crime.
Interpretado por Jim Carrey, o personagem principal combina a comédia frenética e física de Carrey com os elementos caricatos do desenho animado.
O filme tem um tom leve e divertido, diferente da maioria dos filmes de super-heróis mais sérios.
LEIA MAIS: Lost: o que era o Monstro de Fumaça, qual sua origem e propósito na ilha?
3. O Corvo (1994)
“O Corvo”, dirigido por Alex Proyas, é uma adaptação da graphic novel de James O’Barr e se tornou um clássico cult ao longo dos anos.
A história acompanha Eric Draven, um homem que volta dos mortos para vingar o assassinato brutal de sua noiva e o seu.
Um aspecto que marcou o filme foi a trágica morte de Brandon Lee durante as filmagens, causada por um acidente com uma arma cenográfica. A perda precoce do ator adicionou trouxe ainda mais melancolia à produção e amplificou o impacto emocional do filme.
“O Corvo” traz às telas uma narrativa emocional e visual gótico característico. Com uma estética sombria e sequências de ação intensas, o filme capturou a imaginação do público, o que levou a um remake pouco elogiado no ano de 2024.
LEIA MAIS: 5 filmes parecidos com “A Substância” para você assistir
2. Megamente (2010)
O filme “Megamente” é uma animação produzida pela DreamWorks, e que altera as expectativas ao contar a história do vilão, em vez do herói.
O filme leva o nome de seu supervilão: Megamente. Na história, ele finalmente derrota seu arqui-inimigo, Metro Man, mas logo percebe que a vida sem heróis é entediante. O filme mistura comédia e reflexão sobre o que significa ser um herói ou vilão.
A originalidade de “Megamente” está em sua inversão de papéis tradicionais. Ele traz uma visão cômica e satírica do gênero de super-heróis, questionando as motivações tanto dos heróis quanto dos vilões.
LEIA MAIS: Produtora de “Homem-Aranha” revela história do novo filme
1. Os Incríveis (2004)
Mais uma animação na nossa lista! Esta agora lançada pela Disney e Pixar. “Os Incríveis” é um dos filmes mais aclamados de super-heróis fora do domínio da Marvel e DC.
O filme acompanha a história da família Pêra, composta por super-heróis que são obrigados a esconder seus poderes após uma série de processos contra heróis. Bob, o Sr. Incrível, busca retomar a ação como herói, mas acaba envolvendo toda a sua família em uma aventura que mistura emoção e humor.
LEIA MAIS: YellowJackets: trailer da 3ª temporada mostra a próxima caçada do grupo
O grande diferencial de “Os Incríveis” é sua perspectiva madura sobre como os heróis lidam com a vida após a aposentadoria forçada.
Além disso, por conta de sua animação brilhante e uma trama que equilibra perfeitamente ação e temas familiares, o filme ganhou dois Oscars!
Você tem algum que é seu preferido?