Um dos grandes mistérios da série “The Legend of Zelda” é o silêncio do protagonista Link. Isso porque, desde o primeiro jogo, lançado em 1986, ele praticamente nunca fala, o que deixa muitos jogadores curiosos sobre os motivos por trás dessa escolha da Nintendo.
A explicação de “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”
A Nintendo, ao longo dos anos, foi questionada diversas vezes sobre o porquê de Link ser um personagem silencioso. Embora ela nunca tenha dado uma explicação definitiva, algumas pistas foram reveladas.
No jogo “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, por exemplo, um trecho do diário de Zelda indica que Link permanece em silêncio como uma maneira de parecer forte, o que pode sugerir uma questão de personalidade:
“Com tanto em jogo e tantos olhos sobre ele, ele sente que é necessário se manter forte e suportar silenciosamente qualquer fardo. Um herói sorridente e estoico. Parece que ele não tem nenhuma preocupação no mundo. Mas eu sei a verdade.”, diz o trecho do diário.
Mas isso, apesar de explicar a ausência de falas audíveis, não resolve completamente a questão de por que ele não se expressa de maneira mais clara em todos os jogos da série.
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Evitando um personagem desagradável
Há uma razão estratégica por trás do silêncio de Link. Em 1989, a série de TV baseada em “The Legend of Zelda” apresentou uma versão de Link que falava. Mas, a recepção não foi das melhores. Na série, Link surge como um personagem irritante, utilizando frases de efeito como “Bem, desculpe-me, princesa” (Well, excuse me, princess), que rapidamente viraram motivo de piada entre os fãs.
O vídeo abaixo vai te ajudar a entender melhor:
Como você pode ver, essa experiência desastrosa pode ter sido um dos motivos pelos quais a Nintendo decidiu não dar falas de voz ao Link nos jogos principais.
A imersão do jogador
Outro ponto que sustenta o silêncio de Link é a imersão que ela proporciona aos jogadores. Afinal, muitos fãs sentem que o fato de Link não falar permite que eles se conectem melhor com ele. E explicação para isso é simples: como Link serve como uma espécie de “avatar” para o jogador, a ausência de diálogos deixa espaço para que cada um projete suas próprias falas e pensamentos no personagem.
Além disso, a escolha de deixar Link sem uma voz falada evita que sua personalidade seja definida de forma fixa. Ou seja, como cada jogo da série se passa em um universo diferente, com diferentes versões de Link, seu silêncio facilita a adaptação de cada novo herói a essas diferentes realidades.
Link fala, mas fora das telas
Bem, apesar de Link ser conhecido como “o herói silencioso”, há indicações de que ele realmente fala, só que de maneira implícita. Isso porque, em diversos momentos nos jogos, vemos personagens respondendo a Link, sugerindo que ele se comunica de alguma forma.
Além disso, o jogador frequentemente faz escolhas de diálogo, como sim ou não, em nome de Link, indicando que ele participa ativamente das conversas.
Assim, podemos notar que essas escolhas são uma forma de garantir que Link não seja totalmente mudo, mas sem precisar comprometer a imersão ou correr o risco de criar um personagem que pode não agradar a todos, como ocorreu na série animada dos anos 80.
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O lado positivo do silêncio de Link
Manter Link em silêncio também tem seus benefícios práticos no desenvolvimento dos jogos. Sem a necessidade de criar linhas de diálogo ou dublagem para o protagonista, a Nintendo pode concentrar seus recursos em outros aspectos importantes, como a criação dos mundos vastos e detalhados pelos quais a série “The Legend of Zelda” é conhecida.
Além disso, o silêncio de Link ajuda a manter o foco da narrativa nos acontecimentos ao redor dele, nas interações com outros personagens e na exploração dos ambientes.