O que bilionários como Bill Gates e Elon Musk leem para expandir seus conhecimentos e influenciar suas decisões de negócios? Para responder a essa pergunta, Richard Reis e Anurag Ramdasan, fundadores do Most Recommended Books, conduziram uma pesquisa. Eles coletaram dados de entrevistas, artigos e listas pessoais de leitura de grandes empreendedores, investidores e influenciadores da indústria para identificar os livros mais recomendados por essas personalidades.
Com base nessa pesquisa, eles chegaram a um ranking de 10 livros que tratam de temas como gestão, produtividade, história e filosofia e que são recomendados por bilionários.
Os 10 livros mais recomendados por bilionários
Abaixo está a lista dos 10 livros mais recomendados por bilionários e seus autores:
10. De Zero a Um (Zero to One) – Peter Thiel
9. Snow Crash – Neal Stephenson
8. O Lado Difícil das Situações Difíceis (The Hard Thing About Hard Things) – Ben Horowitz
7. O Almanaque do Pobre Charlie (Poor Charlie’s Almanack) – Charlie Munger
6. O Dilema da Inovação (The Innovator’s Dilemma) – Clayton M. Christensen
5. A Revolta de Atlas (Atlas Shrugged) – Ayn Rand
4. Gestão de Alta Performance (High Output Management) – Andrew S. Grove
3. Jogue Limpo, Mas Vença: A Jornada do Fundador da Dell (Play Nice But Win) – Michael Dell
2. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Sapiens: A Brief History of Humankind) – Yuval Noah Harari
1. Princípios (Principles) – Ray Dalio
Detalhes dos 5 primeiros colocados
5. A Revolta de Atlas (Atlas Shrugged) – Ayn Rand
Capa do livro “A revolta de Atlas”, de Ayn Rand
Um dos romances mais influentes do século XX, o livro é uma mistura de filosofia e ficção para explorar temas como individualismo, livre mercado e aperfeiçoamento.
A história acompanha a engenheira Dagny Taggart e outros personagens que enfrentam desafios impostos por uma sociedade que desvaloriza a criatividade e o empreendedorismo.
O livro é uma das leituras favoritas de bilionários como Elon Musk, que admiram sua defesa da liberdade econômica.
4. Gestão de Alta Performance (High Output Management) – Andrew S. Grove
Capa do livro “Gestão de Alta Performance”, de Andrew S. Grove
Andrew S. Grove é um ex-CEO da Intel e, neste livro, apresenta um guia sobre como gerenciar equipes e aumentar a produtividade dentro das empresas. O livro, portanto, oferece uma visão prática sobre liderança eficaz, tomada de decisão estratégica e gestão de processos.
O livro é considerado um clássico da literatura de negócios, sendo uma leitura importante para empreendedores e executivos que desejam melhorar o desempenho de suas organizações.
3. Jogue Limpo, Mas Vença: A Jornada do Fundador da Dell (Play Nice But Win) – Michael Dell
Capa do livro “
Jogue limpo, mas vença: A jornada do fundador da Dell”, de Michael Dell
No livro, Michael Dell compartilha sua jornada empreendedora, iniciando-se com a criação da Dell Technologies em seu dormitório universitário até transformá-la em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Em suas 320 páginas, ele fala sobre os desafios de gestão, as estratégias de crescimento e como equilibrar a ambição com a ética nos negócios.
A leitura do livro é recomendada, principalmente, para empreendedores que buscam detalhes sobre liderança e adaptação empresarial.
2. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Sapiens: A Brief History of Humankind) – Yuval Noah Harari
Capa do livro “
Sapiens: Uma breve história da humanidade”, de Yuval Noah Harari
Em “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, Harari apresenta uma história sobre a evolução da humanidade, desde as origens da espécie Homo sapiens até os dias atuais. O livro explora como a compreensão humana, a cooperação social e as narrativas compartilhadas moldaram a civilização moderna.
Na obra, o autor analisa os principais marcos da evolução do Homo sapiens, separando-os em três grandes revoluções: Revolução Cognitiva (cerca de 70 mil anos atrás), Revolução Agrícola (cerca de 12 mil anos atrás) e Revolução Científica (cerca de 500 anos atrás).
Essa obra é muito valorizada por líderes empresariais por ajudar a compreender os fatores históricos e psicológicos que influenciam decisões e tendências globais.
1. Princípios (Principles) – Ray Dalio
Capa do livro “Princípios”, de Ray Dalio
Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, uma das maiores empresas de gestão de investimentos do mundo, compartilha no livro “Princípios” os princípios que nortearam sua carreira e sua visão de mundo. Ele detalha estratégias para tomada de decisão baseadas em dados, transparência e meritocracia de ideias.
O autor ressalta a importância de encarar erros como oportunidades de aprendizado, de ser radicalmente transparente e sistemático na tomada de decisões e de usar princípios sólidos para enfrentar desafios complexos.
O fato de a obra fornecer detalhes sobre como estruturar sistemas eficazes de trabalho e alcançar sucesso profissional e pessoal, a torna bastante citada por bilionários e líderes empresariais.