O episódio final da terceira temporada de “Origem” (From), intitulado “Revelations: Chapter Two”, enfim trouxe respostas para algumas das questões mais importantes da série. Abaixo, separamos alguns dos que mais nos chamaram a atenção.
6. O significado dos números nas árvores de garrafas
Uma das árvores de garrafa que aparecem em “Origem” (MGM+)
As árvores de garrafas aparecem na série desde a primeira temporada, carregando mistérios que até então não tinham nenhuma explicação. Sabíamos que cada garrafa continha um papel com uma sequência de quatro números e que a mãe de Victor tinha criado uma réplica no quintal de casa, mas não sabíamos muito mais que isso.
Algumas teorias sugeriam que os números poderiam ser coordenadas ou referências temporais que indicavam períodos de tempo em que os habitantes estavam presos na cidade. No entanto, no desfecho da terceira temporada, revelou-se que não era nada disso.
Ao final da terceira temporada, descobriu-se que os números correspondem, na verdade, às notas musicais de uma canção de ninar, anteriormente entoada para as crianças da cidade. Quando Jade Herrera tocou a melodia ao violino próximo a uma dessas árvores, os “Anghkooey”, as crianças misteriosas que aparecem desde a segunda temporada, foram invocadas, levando à solução de outros mistérios que vamos discutir mais adiante.
5. A gravidez de Fatima
A 3ª temporada explica o motivo dos desejos estranho de Fatima durante a gravidez (MGM+)
A gravidez de Fatima foi uma das tramas mais assustadoras, misteriosas e angustiantes da temporada. Desde o início, ela apresentou sinais estranhos, como desejos por sangue e alimentos em decomposição, além de intensas dores físicas. Isso sem falar do seu comportamento instável, bastante distante da alegria e do carisma que eram característicos de sua personalidade nas outras temporadas.
Além disso, para contribuir com a confusão em torno da gravidez, exames realizados por Kristi e Marielle não detectaram um feto humano; sequer encontraram algo no útero de Fatima.
Enfim, no episódio final, foi revelado de uma forma bem chocante que Fatima estava gerando Sorriso, um dos monstros mais conhecidos da série.
Após a mulher de quimono ajudar Fatima a dar à luz, ele leva o bebê para as cavernas subterrâneas, onde Boyd assiste a Sorriso emergir do nascimento completamente formado. Esse evento, além de esclarecer os sintomas vividos por Fatima, conectou sua gravidez diretamente à origem dos monstros na narrativa e mostrou que eles são realmente imortais (pelo menos até agora…).
Renascimento de Sorriso (MGM+)
4. O significado de “Anghkooey”
Criança “Anghkooey” de “Origem” (MGM+)
Desde a segunda temporada, a palavra “Anghkooey” era repetida pelas crianças espectrais vistas por Tabitha, mas sem explicação sobre o que ela significava.
Inicialmente, Tabitha temia as crianças, acreditando que fossem uma ameaça. Porém, no desfecho da temporada, descobriu-se que “Anghkooey” significa “lembrar”. Essa descoberta revelou que as crianças tentavam ajudar Jade e Tabitha a recuperar memórias perdidas sobre sua conexão com a cidade e seu propósito.
Neste momento, ficou claro que Tabitha e Jade já estiveram na cidade várias vezes, em outras encarnações, durante séculos. Em uma delas, a filha dos dois foi sacrificada e se tornou uma das crianças “Anghkooey”.
Além disso, é revelado que em uma de suas versões passadas Tabitha era Miranda, a mãe de Victor, e Jade era Christopher, o ventriloquista que desenhou os símbolos no livro que Jade ganhou de Tian Chen.
3. Quem era a voz no rádio
Uma das questões levantadas no final da primeira temporada envolvia a voz ouvida por Jim no rádio, que o alertava sobre os perigos de cavar sob sua casa.No final da terceira temporada, a identidade da voz foi finalmente revelada: ela pertence ao Homem do Terno Amarelo, uma figura sinistra e, possivelmente, o grande vilão da série. Este personagem é apresentado de forma mais direta no último episódio, quando, após Jade tocar música no violino, ele aparece para Jim e corta a sua garganta.
A voz no rádio era do Homem de Terno Amarelo (MGM+)
2. Quem matou as crianças “Anghkooey”?
A terceira temporada enfim trouxe respostas ao mistério das mortes das crianças na cidade. No último episódio, foi revelado que os próprios moradores foram responsáveis pelos assassinatos, em troca da promessa de imortalidade. Esse pacto, mencionado por Tabitha, foi feito com uma entidade desconhecida que garantiu a transformação dos responsáveis nos monstros que ameaçam os sobreviventes.
1. A origem dos monstros
Monstros da série “Origem” (MGM+)
Os monstros da cidade têm sua origem ligada diretamente aos pactos feitos pelos moradores que explicamos anteriormente. Assim, ao sacrificarem as crianças, eles obtiveram imortalidade, mas foram condenados a viver como criaturas horrendas, destinadas a vagar à noite aterrorizando os moradores da cidade.
Esse detalhe explica por que os monstros não podem ser mortos de forma definitiva e são capazes de renascer, como aconteceu com Sorriso. A narrativa das últimas duas temporadas sugere que a chave para derrotá-los está diretamente conectada ao resgate das crianças.
Bônus: Quem jogou a corda para Boyd no poço
Esse aqui é um mistério que pode ter passado batido diante de tantos outros maiores, mas ele realmente me deixou confuso na época. Se você assistiu à série, deve se recordar que Boyd ficou preso em um poço após passar pela abertura de uma das Árvores Distantes e conseguiu sair de lá após lançarem uma corda para ele.
Acontece que Martin, o personagem que conversava com Boyd enquanto preso no fundo do poço, estava acorrentado à parede e não poderia ter jogado a corda para ele. Então quem foi que fez isso?
Julie, filha de Tabitha, é quem lança a corda para Boyd sair do poço. Especificamente, no episódio 8 da terceira temporada, é mostrado que Julie, graças à sua capacidade de viajar pelo tempo, ajuda Boyd a escapar, sendo a responsável por lançar a corda.
Julie foi a responsável por lançar a corda para Boyd (MGM+)
Aqui acaba surgindo outro mistério: até que ponto Julie pode interagir com o passado? Teremos que esperar a próxima temporada para entender!