O Mágico de Oz: 5 fatos bizarros que mostram que o filme nunca seria feito em 2024

5 fatos surpreendentes que provam que O Mágico de Oz nunca seria filmado em 2024

| Em 02/12/2024 às 19:53
5 fatos sobre O Mágico de Oz que deixariam Hollywood em choque em 2024 — Foto: YouTube

Lançado em 1939, O Mágico de Oz é um clássico do cinema… mas sua produção foi marcada por incidentes tão bizarros que, em 2024, seria impossível filmar nas mesmas condições.

Sendo assim, separamos cinco fatos chocantes que comprovam como os bastidores desse filme jamais seriam tolerados nos padrões atuais de segurança e respeito ao elenco.

1. Figurinos perigosos: riscos à saúde dos atores

Um dos fatos mais assustadores sobre as filmagens foi o uso de figurinos que colocavam em risco a saúde dos atores. Ray Bolger, que interpretou o Espantalho, quase foi sufocado diversas vezes devido à máscara de borracha apertada e pesada que usava.

Além disso, as luzes quentes do set também consumiam o oxigênio ao redor, agravando ainda mais a situação.

Portanto, em 2024, com as regras rígidas de segurança no trabalho e o uso de materiais mais modernos, figurinos como esses jamais seriam permitidos.

Isso porque a saúde dos atores seria prioridade, algo que naquela época era totalmente ignorado.

LEIA MAIS: Ator William Zabka promete final inesperado para “Cobra Kai”

2. Maquiagem tóxica: o caso do Homem de Lata

O Mágico de Oz

As graves reações ao pó de alumínio na maquiagem obrigaram o ator do Homem de Lata a deixar o elenco de O Mágico de Oz — Imagem: YouTube

Buddy Ebsen, o ator originalmente escalado para interpretar o Homem de Lata, teve que abandonar o papel após sofrer graves reações ao pó de alumínio utilizado na maquiagem.

Isso porque a substância era tão tóxica que quase o matou, resultando em sua hospitalização e saída definitiva do filme.

Nos dias atuais, com o avanço da ciência e a regulamentação do uso de materiais seguros na indústria cinematográfica, o uso de qualquer substância perigosa seria completamente proibido.

Assim, a produção teria sido interrompida até que uma alternativa segura fosse encontrada.

LEIA MAIS: Novo filme da franquia “Extermínio” foi filmado só com iPhones 15

3. Judy Garland: abuso verbal e pressão física

O tratamento dado a Judy Garland, a atriz principal que interpretou Dorothy, é outro exemplo de práticas inaceitáveis hoje em dia.

Os executivos da MGM não só a insultavam constantemente, referindo-se a ela de maneira depreciativa, como “porquinha gorda com rabo de cavalo”, como também monitoravam seu peso de forma obsessiva.

Em 2024, abusos desse tipo seriam amplamente denunciados e provavelmente resultariam em processos, além de danos à reputação dos envolvidos. (Ainda bem, não é?)

Hoje, o foco em saúde mental e o respeito aos atores são exigências mínimas em qualquer produção.

LEIA MAIS: “Cobra Kai” O torneio Sekai Taikai existe de verdade?

4. Acidente com fogo: o drama da Bruxa Má

Margaret Hamilton, a atriz que interpretou a Bruxa Má do Oeste, sofreu queimaduras graves no rosto e na mão após um acidente com efeitos pirotécnicos durante as filmagens.

Isso aconteceu porque um alçapão que deveria ter se aberto falhou, e as chamas acabaram atingindo a atriz, resultando em queimaduras que a deixaram hospitalizada por semanas.

Em 2024, efeitos especiais seriam realizados de maneira digital ou com protocolos de segurança muito mais rigorosos.

Dessa forma, acidentes desse tipo seriam evitados pela tecnologia atual, e qualquer dano físico certamente resultaria em processos e pausas na produção.

LEIA MAIS: Os 5 melhores jogos com montaria de cavalo para você se divertir

5. O caos entre os Munchkins

Por fim, os atores que interpretaram os Munchkins também foram parte de um cenário caótico nos bastidores.

Muitos desses atores se envolveram em comportamentos problemáticos, incluindo vandalismo e abusos de substâncias, a ponto de a MGM contratar seguranças e policiais para vigiá-los.

Além disso, alguns deles foram presos durante as filmagens e soltos rapidamente para evitar atrasos na produção.

Contudo, nos dias atuais, qualquer indício de descontrole como esse resultaria em afastamentos imediatos e investigação, impossibilitando a continuação das filmagens sem medidas sérias de controle e segurança.

Enfim, fica claro que os bastidores de O Mágico de Oz revelam uma realidade alarmante sobre a falta de segurança e respeito aos atores e à equipe.

Portanto, nos dias atuais, com todas as regulamentações, preocupações com a saúde mental e física do elenco e avanços tecnológicos que garantem um ambiente de trabalho seguro, um filme que apresentou tantos incidentes e abusos jamais chegaria aos cinemas.

LEIA MAIS: Os 5 remakes de filmes mais aguardados de 2025. Confira!

Isso demonstra que, embora o resultado final seja um clássico adorado até hoje, os métodos e sacrifícios impostos durante as filmagens não seriam tolerados nos dias atuais.

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

6 séries para você que gosta de “The Walking Dead”

6 séries para você que gosta de “The Walking Dead”

Se você é fã de "The Walking Dead", provavelmente gosta de histórias que exploram a luta pela sobrevivência em cenários pós-apocalípticos, escolhas morais e a ameaça constante de seres monstruosos — sejam zumbis ou humanos —, certo? Felizmente, existem outras séries...

Reboot de “Prison Break”: o que já sabemos sobre a nova série?

Reboot de “Prison Break”: o que já sabemos sobre a nova série?

A série "Prison Break" vai ganhar uma nova versão. Após alcançar grande popularidade na Netflix em 2024, a produção chamou a atenção do Hulu, que encomendou um episódio piloto para um reboot da franquia. A nova série trará personagens inéditos, uma trama atualizada e...

5 grandes filmes estrelados por somente um ator

5 grandes filmes estrelados por somente um ator

Alguns filmes conseguem prender o público ao focar quase exclusivamente em um único personagem, explorando sua jornada emocional, física ou psicológica em cenários limitados. Pensando nisso, reunimos cinco produções que utilizaram muito bem esse formato. Entre dramas...

Jenna Ortega revela detalhes da 2ª temporada de ‘Wandinha’

Jenna Ortega revela detalhes da 2ª temporada de ‘Wandinha’

A segunda temporada de "Wandinha" é uma das produções mais aguardadas da Netflix, e a protagonista Jenna Ortega revelou novos detalhes que aumentaram ainda mais a expectativa dos fãs. A série, que se tornou um fenômeno global, continua sendo um dos maiores sucessos da...

Filmes que estreiam nesta semana nos cinemas (24/03 a 30/03)

Filmes que estreiam nesta semana nos cinemas (24/03 a 30/03)

Entre os dias 27 e 30 de março de 2025, os cinemas brasileiros recebem uma série de lançamentos que vão do suspense à ação, passando por drama histórico e terror. A programação inclui produções nacionais e internacionais, com nomes de peso na direção e no elenco....

5 filmes e séries de faroeste com protagonistas femininas

5 filmes e séries de faroeste com protagonistas femininas

O gênero faroeste é tradicionalmente associado a protagonistas masculinos, mas há diversas obras que trazem mulheres fortes e determinadas no centro das tramas. Aqui a gente separou cinco filmes e séries de TV que desafiam essa tradição, apresentando histórias com...