Nos รบltimos anos, a Netflix vem se destacando pelo seu vasto catรกlogo de filmes e sรฉries e pela sua incursรฃo no mundo dos jogos. E agora, com mais de 80 jogos em desenvolvimento, a empresa tem mostrado comprometimento com a diversificaรงรฃo de suas ofertas.
Segundo Greg Peters, co-CEO e presidente da Netflix, o principal objetivo dessa estratรฉgia รฉ captar uma fatia do mercado global de jogos, que gera aproximadamente US$ 150 bilhรตes em receita anual, excluindo Rรบssia e China.
LEIA MAIS: Novo spin-off de ‘The Big Bang Theory’ estรก em desenvolvimento pela Max
Desenvolvimento e lanรงamento de jogos
Desde o lanรงamento da Netflix Games hรก cerca de trรชs anos, a empresa jรก lanรงou mais de 100 jogos. Esse processo de desenvolvimento e lanรงamento continuado permitiu ร Netflix aprender e refinar suas ofertas.
A estratรฉgia inclui lanรงar um novo jogo por mรชs no aplicativo Netflix Stories, oferecendo aos assinantes uma variedade de jogos narrativos interativos.
Jogos baseados em sรฉries populares, como โVirgin Riverโ e โPerfect Matchโ, tรชm sido bem recebidos.
Diferenciais e modelos de monetizaรงรฃo
Um dos grandes diferenciais dos jogos da Netflix รฉ a ausรชncia de microtransaรงรตes e anรบncios, um ponto destacado por Greg Peters. No entanto, embora a receita baseada em anรบncios nรฃo faรงa parte do modelo atual, a empresa nรฃo descarta essa possibilidade no futuro.
Esse modelo sem interrupรงรตes, atualmente utilizado, ajuda o usuรกrio a ter uma experiรชncia de jogo mais agradรกvel, e busca capturar o interesse do pรบblico para essa funcionalidade ainda pouco explorada da plataforma.
O impacto dos jogos nos negรณcios da Netflix
Apesar do crescimento e da expansรฃo continuada, Peters admite que o impacto dos jogos nos negรณcios gerais da Netflix ainda รฉ pequeno. Para se ter uma ideia, em 2022, menos de 1% da base de usuรกrios da Netflix jogou um jogo na plataforma.
Ainda assim, o co-CEO estรก otimista, e afirma que o crescimento estรก alinhado com as metas de engajamento agressivas estabelecidas pela empresa. A estratรฉgia รฉ calibrar o crescimento do investimento com o impacto nos negรณcios, escalando de forma disciplinada.
LEIA MAIS: 7 grandes filmes sobre as Olimpรญadas para vocรช curtir
Em todo caso, o futuro da Netflix no setor de jogos parece promissor. A empresa estรก trabalhando em grandes lanรงamentos, como um jogo multijogador baseado em โRound 6 (Squid Game)โ, que deve chegar junto com a segunda temporada do popular programa.
Alรฉm disso, a Netflix contratou Joseph Staten, ex-chefe de Halo e Destiny, para trabalhar em um jogo multiplataforma AAA.
Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, estรก particularmente entusiasmado com a oportunidade de usar jogos para manter os fรฃs engajados entre as temporadas de suas sรฉries favoritas. Ele sugere que os jogos podem introduzir novos personagens e histรณrias, que podem se materializar em futuras temporadas ou sequรชncias de filmes.
Com grandes lanรงamentos no horizonte, os assinantes podem esperar uma oferta diversificada nos prรณximos anos. E vocรช, jรก jogou na Netflix?