Desde o polêmico final de sua série original, que foi ao ar de 2016 a 2013, a franquia Dexter expandiu-se com diversos spin-offs que exploram diferentes momentos da vida de Dexter Morgan. Organizamos todas essas produções ordem cronológica para você assisti-los, com detalhes sobre cada uma.
Dexter: Pecado Original (Dexter: Original Sin) – 2024
Christian Slater e Patrick Gibson em Dexter: Pecado Original (2024) – Foto: Paramount Plus
Considerando a ordem cronológia, esse é o primeiro spin-off da nossa lista. Aqui, a série leva os fãs de volta ao passado ao explorar os primeiros passos de Dexter como serial killer.
A série se passa em 1991, quando Dexter está terminando a faculdade e começando sua carreira no Departamento de Polícia Metropolitana de Miami como analista de rastros de sangue. A história, então, acompanha sua transição de um jovem com impulsos obscuros para o famoso Bay Harbor Butcher da série original.
Além disso, a série aprofunda-se na relação de Dexter com seu pai adotivo, Harry Morgan, que o ensina a canalizar seus instintos dentro das regras do Código de Harry.
A relação de Dexter com Debra, sua irmã, também é explorada de forma mais profunda, mostrando sua influência na vida dupla que ele começa a construir.
Um destaque que fazemos aqui é a semelhança de alguns personagens com aqueles da série original e, claro, a abertura clássica de “Dexter” reimaginada no spin-off. Isso, e a ambientação em Miami, dentre outros fatores, trazem um bom sentimento nostálgico.
Onde assistir: Paramount+
Dexter (2006-2013)
A série original é, obviamente o ponto central da franquia, seguindo Dexter Morgan, já como um perito forense especializado em análise de sangue, que leva uma vida dupla como serial killer. No entanto, seu código moral, ensinado por seu pai adotivo, Harry Morgan, faz com que ele somente elimine criminosos que escaparam da justiça.
Assim, ao longo de oito temporadas, Dexter enfrenta desafios pessoais e profissionais, além de vilões como Trinity Killer, Ice Truck Killer e The Doomsday Killer, na versão em inglês. E, convenhamos, no idioma original os nomes são mais legais.
Voltando à série, ela também explora a luta interna de Dexter entre sua vida de homem comum e sua necessidade de matar, especialmente quando ele forma laços com Rita, Lumen e Hannah McKay, mulheres que de alguma forma entram em seu mundo sombrio.
Onde assistir: Paramount+
Dexter: New Blood (2021-2022)
Clancy Brown e Michael C. Hall em Smoke Signals (2021)
Nove anos após os eventos da série original, a franquia retornou para dar continuidade a um final visto como frustrante da série original.
A produção traz Dexter vivendo sob uma nova identidade na tranquila cidade de Iron Lake, Nova York. Aqui, ele tenta eliminar seus impulsos assassinos, mantendo um estilo de vida discreto como dono de uma loja de artigos de caça. No entanto, tudo muda quando seu filho Harrison aparece e um novo serial killer, começa a aterrorizar a cidade.
A história foca, principalmente, na tentativa de Dexter de se conectar com Harrison, que também apresenta traços do chamado “Passageiro Sombrio”.
Para a alegria dos fãs da franquia, a série apresenta flashbacks frequentes com Debra, que agora aparece como uma manifestação da consciência de Dexter, substituindo o papel que Harry desempenhava anteriormente.
Porém, conforme os eventos se desenrolam, Dexter, desta vez, é desmascarado e sua história parece chegar ao fim com a decisão de Harrison de matá-lo para impedir que ele continue seus assassinatos.
Onde assistir: Paramount+
Dexter: Ressurreição (Dexter: Resurrection) – 2025
Previsto para junho de 2025, esta série promete responder de vez à grande questão deixada por “New Blood”: Dexter realmente morreu?
Bem na verdade isso já não é mais tanto um mistério, afinal, segundo informações da própria série “Dexter: Pecado Original”, ele sobreviveu ao tiro de Harrison e foi levado para um hospital, onde sofreu uma parada cardíaca, mas conseguiu sobreviver.
Sendo assim, a história acompanhará Dexter se reerguendo e lidando com o impacto de sua suposta “morte”.
De acordo com os criadores, a série também trará Harrison lutando com seus próprios instintos e tentando decidir se seguirá os passos do pai ou se afastará completamente de sua herança sombria.
Onde assistir: Paramount+