Desde a primeira edição do Oscar, em 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconhece as melhores atuações do cinema mundial. Em geral, os indicados nas categorias de atuação possuem longas carreiras, mas algumas estrelas mirins surpreenderam a indústria com grandes performances, que garantiram a elas indicações à desejada estatueta ainda na infância.
Confira abaixo quem são os cinco atores mais jovens já indicados ao Oscar, a idade que tinham na época e os papéis que lhes renderam esse grande feito.
5. Mary Badham – O Sol é Para Todos (1962) – 10 anos, 141 dias
Mary Badham em “O Sol é para Todos” (Universal Pictures)
Aos 10 anos, Mary Badham recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como Scout Finch no clássico “O Sol é Para Todos” (“To Kill a Mockingbird”), baseado no livro de mesmo nome, escrito por Harper Lee.
O filme conta a história de um advogado, Atticus Finch (Gregory Peck), que defende um homem negro acusado injustamente de um crime nos Estados Unidos, na década de 1930. Inclusive, Scout, filha de Atticus, é a narradora da história e observa como os fatos se desenrolam com sua inocência infantil, tentando compreender o mundo ao seu redor.
A atuação de Mary Badham foi elogiada, com muitos considerando a sua performance muito importante para o sucesso do filme.
LEIA MAIS: 5 principais diferenças entre o Hulk Verde e Hulk Vermelho
4. Tatum O’Neal – Lua de Papel (1973) – 10 anos, 106 dias
O jovem Tatum O’Neal em “Lua de Papel” (Paramount Pictures)
Tatum O’Neal não apenas foi indicada ao Oscar, como também fez história ao se tornar a mais jovem vencedora da estatueta. Com 10 anos, ela levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance em “Lua de Papel”.
O filme, ambientado na época da Grande Depressão, acompanha um vigarista (interpretado pelo pai de Tatum, Ryan O’Neal) que viaja pelos Estados Unidos ao lado de uma garota que pode ser sua filha.
A química entre pai e filha na vida real contribuiu para uma atuação realista, sendo muito elogiada pela crítica.
3. Quvenzhané Wallis – Indomável Sonhadora (2012) – 9 anos, 135 dias
A atriz Quvenzhané Wallis em “Indomável Sonhadora” (Fox Searchlight Pictures)
Quvenzhané Wallis quebrou recordes ao se tornar a mais jovem atriz indicada ao Oscar de Melhor Atriz Principal. Aliás, com apenas 9 anos, ela encantou com sua atuação em “Indomável Sonhadora”.
No filme, Wallis interpreta Hushpuppy, uma menina de seis anos que vive com seu pai em uma comunidade isolada no sul dos Estados Unidos.
A história mistura drama e realismo para contar a história de sobrevivência e amadurecimento da protagonista em meio a um ambiente difícil.
LEIA MAIS: 7 filmes da Netflix que estreiam este ano e estamos ansiosos para ver
2. Jackie Cooper – Skippy (1931) – 9 anos, 20 dias
Robert Coogan e Jackie Cooper (à esquerda) em “Skippy” (Paramount Pictures)
Jackie Cooper fez história ao se tornar o mais jovem indicado ao Oscar de Melhor Ator Principal, feito que até hoje ninguém conseguiu superar. Isso porque com apenas 9 anos, ele brilhou no filme “Skippy”, uma comédia dramática baseada em uma popular história em quadrinhos da época.
Na história, Cooper interpreta Skippy, um garoto travesso que vive aventuras ao lado de um amigo de uma comunidade mais pobre. No entanto, quando o cachorro do amigo corre perigo, Skippy entra em ação para salvá-lo de um cruel carroceiro.
1. Justin Henry – Kramer vs. Kramer (1979) – 8 anos, 276 dias
O jovem Justin Henry em “Kramer vs. Kramer” (Columbia Pictures)
Justin Henry detém até hoje o recorde de ator mais jovem a ser indicado ao Oscar.
Com apenas 8 anos, ele recebeu uma nomeação na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Kramer vs. Kramer.
O filme, vencedor do Oscar de Melhor Filme, acompanha a história de um pai, Ted Kramer (Dustin Hoffman), que precisa criar o filho Billy sozinho após sua esposa Joanna (Meryl Streep) abandonar a família.
LEIA MAIS: Stephen King está envolvido em “A Torre Negra”, série de Mike Flanagan?
No centro desse drama familiar, Justin Henry entregou uma atuação grande atuação como Billy, um garoto que lida com a separação dos pais e os desafios dessa nova dinâmica familiar.
Sua performance encantou tanto o público quanto a crítica, tornando sua indicação ao Oscar mais do que merecida.