Certamente você ou alguém próximo a você já assistiu ao filme “Velozes e Furiosos”, uma obra que deu origem a uma das franquias de ação mais populares de todos os tempos. Então, considerando a popularidade da história e o amor dos fãs pelo conjunto de filmes, separamos oito fatos curiosos e pouco conhecidos sobre a primeira produção.
Para fãs antigos e novos, essas histórias dos bastidores mostram o quão inusitado foi o início dessa saga.
1. Filme foi baseado em um artigo sobre corridas de rua
Antes de se tornar um roteiro de Hollywood, a ideia por trás de “Velozes e Furiosos” começou com um artigo em uma revista que explorava o mundo das corridas de rua em Nova York.
Inclusive, quando o diretor Rob Cohen foi abordado sobre transformar esse conteúdo em um filme, ele não se empolgou de imediato. Mas, depois de testemunhar a cultura de corridas de rua ao vivo, ele percebeu o potencial de uma história sobre velocidade e adrenalina.
2. Sequências de alta velocidade inspiradas em Star Wars
Embora o filme tenha uma pegada urbana e realista, Cohen queria que as cenas de corrida tivessem uma qualidade quase de ficção científica.
Portanto, para as cenas onde os personagens aceleram ao ativar o nitro, ele buscou inspiração nas famosas sequências de “salto para a velocidade da luz” de Star Wars. A ideia era criar uma sensação intensa de velocidade e adrenalina.
LEIA MAIS: Lista dos 10 atores mais bem pagos de 2024 traz valores milionários
3. A briga de Brian e Vince foi improvisada, por decisão dos atores
Em uma das cenas iniciais, Brian e Vince, interpretados por Paul Walker e Matt Schulze, protagonizam uma briga acalorada.
Essa cena foi inicialmente planejada para ser coreografada, mas acabou sendo improvisada. Isso porque os atores decidiram tornar a briga mais autêntica, dando um toque espontâneo e realista ao conflito entre os personagens.
4. Vin Diesel quase não foi o Dom Toretto
O papel de Dominic Toretto, hoje sinônimo de Vin Diesel, quase ficou com outro ator. Na época do casting, os produtores originalmente consideraram Timothy Olyphant para o papel, mas ele recusou.
Em todo caso, a escolha de Diesel se mostrou certeira, já que deu início a uma das figuras mais icônicas do cinema de ação. O carisma e entrega do ator ao personagem transformaram Toretto em um dos personagens principais de toda a franquia.
5. O romance de Dom e Letty não fazia parte do roteiro original
O relacionamento entre Dom e Letty, interpretada por Michelle Rodriguez, não fazia parte do roteiro original. Mas, a conexão entre os dois, que seria central nos filmes posteriores, foi incluída após Rodriguez ser escalada, para dar mais profundidade à sua personagem.
Essa relação trouxe um tom emocional aos filmes e consolidou a “família” como tema central.
LEIA MAIS: 5 filmes com muitas cenas de Muay Thai para você assistir
6. Produção pintou casas para realçar os carros
Cohen queria destacar a vibrante cultura de carros nas cenas urbanas. Para isso, ele pediu permissão aos moradores das casas que apareceriam em cena para pintar as fachadas em tons mais neutros.
Assim, os carros, que eram o verdadeiro foco, se destacariam ainda mais, trazendo um contraste visual que deu ainda mais personalidade às cenas.
7. A cautela nas cenas de ação
O filme é conhecido pelas cenas de ação, mas a produção foi extremamente cuidadosa em termos de segurança.
Na sequência de assalto ao caminhão, aliás, apesar de os atores realizarem suas próprias acrobacias, todos os movimentos perigosos foram cuidadosamente planejados.
Inclusive, Matt Schulze, que interpreta Vince, chegou a ser preso com segurança ao caminhão para tornar a cena mais realista e, no final, foi nomeado “dublê honorário” pelo diretor.
8. O final teve várias versões alternativas
O desfecho, no qual Brian deixa Dom escapar, gerou discussões entre a equipe. Muitos envolvidos na produção questionavam se essa seria a melhor escolha de final.
LEIA MAIS: Filmes que estreiam nesta semana nos cinemas (10/03 a 16/03)
Por isso, várias alternativas foram filmadas. Contudo, Cohen acreditava firmemente que a cena em que Brian permite a fuga de Dom era essencial, pois representava o vínculo de lealdade entre eles, estabelecendo o tom emocional que guiaria os filmes seguintes.