O terror é um gênero que dificilmente recebe o devido reconhecimento no Oscar, mas tivemos algumas exceções que se destacaram ao longo da história. Inclusive, somente três filmes conseguiram conquistar mais de uma estatueta na maior premiação do cinema. Confira quais são eles!
O Silêncio dos Inocentes (1991)

Anthony Hopkins em “O Silêncio dos Inocentes” (1991 – Orion Pictures)
Dirigido por Jonathan Demme, o filme é um suspense psicológico que acompanha Clarice Starling (Jodie Foster), uma jovem agente do FBI que recebe a missão de entrevistar o inteligente, porém perigoso, psiquiatra e assassino em série Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins). Seu objetivo é obter informações para capturar outro serial killer, conhecido como Buffalo Bill.
Porém, o relacionamento entre Clarice e Lecter torna-se um jogo psicológico, resultando em uma história cheia de tensão e reviravoltas.
LEIA MAIS: “Peaky Blinders” Tudo o que já sabemos até agora sobre o filme
Prêmios do Oscar
O filme fez história ao se tornar uma das poucas obras a conquistar os cinco principais prêmios do Oscar, também conhecidos como “Big Five”:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor (Jonathan Demme)
- Melhor Ator (Anthony Hopkins)
- Melhor Atriz (Jodie Foster)
- Melhor Roteiro Adaptado (Ted Tally)
Inclusive, esses prêmios ajudaram a consolidar o filme como um dos grandes da história do cinema, sendo uma das raras obras do gênero terror a levar a principal estatueta da noite.
Ah, e caso queira saber quais foram os outros filmes que conquistaram o cobiçado “Big Five”, não deixe de conferir: Oscar: os filmes que já venceram todas as categorias do ‘Big 5’.
Tubarão (1975)
Roy Scheider em “Tubarão” (Universal Pictures)
O filme é uma das obras mais famosas da história do cinema e foi responsável por inaugurar o conceito de “blockbuster” (palavra usada para descrever algo muito popular e bem-sucedido).
A história acompanha o chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider), o oceanógrafo Matt Hooper (Richard Dreyfuss) e o caçador de tubarões Quint (Robert Shaw) em uma perigosa missão para capturar um gigantesco tubarão-branco que está assustando a pequena cidade litorânea de Amity Island.
A direção do longa-metragem é de Steven Spielberg.
Prêmios do Oscar
O impacto do filme foi tão grande que rendeu à produção três prêmios do Oscar:
- Melhor Trilha Sonora Original (John Williams)
- Melhor Som
- Melhor Montagem
Além disso, o filme foi indicado à categoria de Melhor Filme, um feito raro para produções de terror e suspense. Sua premiada e famosa trilha sonora, que certamente você já ouviu em algum lugar e conhece, e seu suspense ajudaram a consolidar Spielberg entre os maiores diretores de Hollywood.
O Exorcista (1973)
“O Exorcista” (
Warner Bros. Pictures)
O filme, que conta com a direção de William Friedkin, é baseado no livro de William Peter Blatty e narra a história da jovem Regan MacNeil (Linda Blair), que começa a apresentar um comportamento estranho e assustador. Dada a situação, sua desesperada mãe, Chris MacNeil (Ellen Burstyn), busca ajuda médica, mas ao não obter respostas, recorre ao padre Karras (Jason Miller) e ao experiente exorcista Padre Merrin (Max von Sydow).
Então, o filme acompanha a luta dos religiosos contra uma força demoníaca que possui a garota.
LEIA MAIS: 5 coisas que você precisa saber sobre “Jurassic World: Recomeço”
Prêmios do Oscar
Apesar de ser um filme de terror bem impactante, a obra enfrentou forte resistência da Academia, mas ainda assim conquistou prêmios importantes:
- Melhor Roteiro Adaptado (William Peter Blatty)
- Melhor Som
Além disso, o filme recebeu outras oito indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Ellen Burstyn) e Melhor Ator Coadjuvante (Jason Miller).