Se você é uma pessoa fã de novelas, já deve ter notado casos em que o casting precisa gravar mais de um final. Isso acontece principalmente quando há mistérios e crimes envolvidos. Mas sabia que isso também ocorre no cinema? E, além disso, existem filmes com mais de um final bastante famosos que você provavelmente não imaginava. Quer um exemplo? O clássico Blade Runner, de 1982. E ainda temos mais 11 filmes cujos desfechos foram diferentes do que a equipe gravou nos bastidores.
De acordo com uma lista do site TechTudo, muitos títulos que conhecemos possuem finais alternativos. Alguns, como “Efeito Borboleta” (2004), estão presentes em versões do tipo Director’s Cut ou como bônus de DVD. No entanto, no caso de outros filmes, só conseguimos descobrir sobre esses finais por meio de depoimentos de atores, atrizes ou da equipe de produção.
Por isso, reunimos 12 desses filmes com finais diferentes, sempre tentando evitar spoilers!
1. Blade Runner (1982), um dos filmes com mais de um final
Essa ficção científica explora o que define a humanidade por meio de andróides sencientes. Nela, o caçador de replicantes, Deckard (Harrison Ford), busca robôs clandestinos na Terra.
No entanto, o filme possui várias versões de final, sendo que a original tem um desfecho feliz. Outra versão, por outro lado, coloca a própria identidade de Deckard em dúvida, deixando o espectador questionando suas certezas.
Imagem: Prime Video
2. Corra
Além de abordar, de forma impactante, o racismo estrutural, Corra é um dos filmes com mais de um final. Em síntese, o longa narra a história de Chris, um homem negro que vai passar o fim de semana na casa da namorada, Rose, que é branca. No entanto, ao chegar lá, ele descobre que a família dela participa de um ritual macabro envolvendo pessoas negras.
Não vamos revelar o desfecho que foi às telonas, pois pode ser que você ainda não tenha assistido. Entretanto, no final alternativo, após uma intensa luta contra os pais de Rose, Chris acaba preso.
Foto: Prime Video
3. Efeito Borboleta
Quem assistiu ao longa com Ashton Kutcher deve saber que a narrativa tenta apresentar vários finais alternativos para a vida dos protagonistas. A premissa do filme é a habilidade de Evan (Kutcher) de apagar memórias traumáticas da infância ao voltar no tempo, permitindo-lhe alterar eventos de sua vida. No entanto, isso gera consequências inesperadas no presente.
Novamente, não vamos revelar o desfecho original, mas, no final alternativo do diretor, Evan volta ao útero de sua mãe e se enforca com o cordão umbilical para evitar que tudo aconteça. Tenso, não é mesmo?
Foto: Prime Video
4. Eu Sou a Lenda (2007)
Talvez você tenha se chocado com a cena do protagonista e sua companheira de quatro patas. Contudo, “Eu Sou a Lenda” também possui finais alternativos – e, infelizmente, aquela sequência não muda.
Segundo a sinopse, o longa retrata um vírus devastador que transforma Nova York em uma cidade desolada, tornando Robert (Will Smith) o único sobrevivente imune. Enquanto luta para sobreviver e encontrar uma cura, enfrenta hordas de zumbis.
Se você ainda não assistiu, não vamos revelar o que foi ao público. Mas, no final que não foi exibido, Robert descobre que os zumbis ainda possuem consciência, levando-o a questionar a moralidade de sua missão.
Foto: Prime Video
5. Titanic (1997)
Sim, o clássico com Jack e Rose tem outros finais – mas, em nenhum deles, o protagonista consegue subir na tábua! Embora o longa retrate o naufrágio do navio Titanic, ele também traz o romance entre a jovem rica e o rapaz aventureiro.
Quem assistiu se lembra de que, enquanto a equipe busca O Coração do Oceano no fundo do mar, a joia esteve, o tempo todo, nas mãos de Rose. No entanto, ela acaba jogando o colar ao mar. E quanto ao final alternativo?
Bom, a joia tem o mesmo destino. A única diferença são os pedidos dos caçadores para que a senhorinha reconsidere seu ato. Pois é, não é tão diferente assim, né?
6. O Abismo do Medo (2005)
Neste filme, um grupo de amigas decide explorar uma caverna inexplorada, sem ter ideia dos perigos que as aguardam. Presas no local, são perseguidas por criaturas que habitam a região.
Como em uma boa narrativa de terror tradicional, apenas uma delas sobrevive (desculpe, essa informação era necessária!). Contudo, como fica a outra versão? Nela, a fuga não passa de uma ilusão. Ou seja, a jovem permanece presa na caverna.
Prime Video
7. A Pequena Loja dos Horrores (1987) é um dos filmes com mais de um final
No longa, Seymour Krelborn (Rick Moranis) é um órfão que trabalha em uma floricultura. Ele acaba comprando uma planta estranha que se alimenta de sangue. No final escolhido pelos diretores, a planta cresce descontroladamente e devora Nova York após matar Seymour.
No entanto, o estúdio optou por um final mais otimista, cortando inclusive várias cenas de efeitos especiais.
Foto: Prime Video
8. O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)
A sequência de “O Exterminador do Futuro” surpreendeu ao transformar o vilão do primeiro filme em herói. Isso ocorre porque John Connor do futuro o enviou para proteger sua versão jovem.
Na versão estendida, Sarah Connor (Linda Hamilton) surge mais velha, observando seu filho brincar com a neta. Assim, teoricamente, encerra-se a franquia. Porém, houve mais dois filmes – em 2003 e 2009.
Foto: Prime Video
9. Independence Day (1996)
O longa apocalíptico retrata a Terra sob ataque alienígena, com naves gigantes ameaçando grandes cidades. No final original, o piloto Russell (Randy Quaid) realiza um ato kamikaze para destruir a nave.
No entanto, no final alternativo, ele é impedido de sacrificar-se, mesmo sendo visto com um míssil em direção à nave.
Foto: Prime Video
10. Orgulho e Preconceito (2006) também é um dos filmes com mais de um final
A adaptação do romance de Jane Austen centra-se na vida das irmãs Bennet, especialmente Elizabeth (Keira Knightley), que precisa encontrar um marido para garantir o futuro da família. Contudo, ela desenvolve uma paixão inesperada, que só recebe a aprovação de seu pai no final do filme.
Ainda que também seja um dos filmes com mais de um final, a versão alternativa não difere tanto da que foi exibida. A diferença é que a americana mostra a declaração de amor do casal, enquanto a britânica cortou essa cena.

Foto: Prime Video
11. Atração Fatal (1987)
Se você ficou chocado com a stalker de Bebê Rena, imagine assistir a este filme! Sem dúvida, é um dos filmes mais icônicos sobre perseguição, trazendo a história de Alex (Glenn Close), que se torna obcecada por Dan (Michael Douglas), um advogado de sucesso.
De um lado, Dan apenas queria uma relação casual, então acaba rejeitando Alex, o que a leva a persegui-lo. Na versão original, Alex incrimina o amante por assassinato.
No entanto, esse final foi rejeitado pelo público em uma sessão de teste, resultando na alteração para o final que conhecemos – que, por sinal, não vamos revelar.
Foto: Netflix
12. Ronin (1998)
Por fim, temos a história de Deirdre (Natascha McElhone), uma agente irlandesa que precisa interceptar uma maleta com conteúdo desconhecido. Para isso, contrata um grupo de mercenários. Sem saber o que há na maleta, eles enfrentam uma série de traições e desconfianças que comprometem a missão.
Inicialmente, o diretor planejou que Deirdre fosse assassinada no final. No entanto, os estúdios consideraram esse desfecho muito pesado e escolheram uma solução diferente para o filme.
Foto: Netflix
E aí, você já assistiu a algum desses filmes com mais de um final? Acha que essas versões alternativas ficariam melhores do que as que foram exibidas nas telas?