Durante a Era de Ouro de Hollywood, entre o final da dรฉcada de 1920 e inรญcio de 1960, o glamour que aparecia nas telas escondia um sistema de bastidores rรญgido, controlador e muitas vezes cruel. Enquanto os cinemas se enchiam de espectadores, os atores viviam sob contratos que os transformavam, na prรกtica, em propriedades dos estรบdios.
Inclusive, as regras impostas a eles iam muito alรฉm da atuaรงรฃo: controlavam aparรชncia, comportamento, relacionamentos e atรฉ o que eles vestiam fora dos sets.
Eles eram obrigados a aceitar qualquer papel que o estรบdio quisesse
Na Hollywood clรกssica, os estรบdios funcionavam como fรกbricas, e os atores, como funcionรกrios contratados em regime quase militar. Portanto, eles nรฃo escolhiam papรฉis; simplesmente obedeciam.
Sendo assim, se um produtor achava que uma atriz deveria fazer cinco filmes no mesmo ano, ainda que ela estivesse esgotada ou achasse o roteiro fraco, ela tinha que aceitar.
Aliรกs, muitos contratos estipulavam penalidades para atores que se recusassem a trabalhar. A propรณsito, foi exatamente isso que motivou Olivia de Havilland a enfrentar a Warner Bros. nos tribunais, depois de se recusar a interpretar personagens que ela considerava repetitivos e mal escritos.
Ela, aliรกs, venceu o processo e abriu as portas para que atores passassem a ter mais controle sobre suas prรณprias carreiras.
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Atrizes nรฃo podiam usar calรงas, mesmo fora dos filmes
Entre as regras mais ridรญculas e controladoras, estava a de que mulheres nรฃo deviam ser vistas usando calรงas. Isso porque para os estรบdios da รฉpoca, feminilidade estava diretamente ligada ao uso de vestidos e saias. A situaรงรฃo era absurda a ponte de que, mesmo longe das cรขmeras, as atrizes precisavam manter esse “padrรฃo”.
Katharine Hepburn foi uma das primeiras a desafiar essa ideia, comprando briga com os figurantes da RKO quando esconderam suas calรงas para forรงรก-la a se vestir โcomo uma damaโ. Em resposta, ela simplesmente andou pelo set sรณ de calcinha atรฉ que devolvessem sua roupa.
A vida amorosa era controlada por contrato
Apaixonar-se, namorar ou casar podia ser um problema, e dos grandes. Afinal de contas, os estรบdios controlavam com rigor a imagem pรบblica de seus artistas e consideravam qualquer relacionamento nรฃo aprovado uma ameaรงa ao lucro.
Celebridades gays, por exemplo, eram forรงadas a entrar em casamentos falsos com o sexo oposto, em uma tentativa de esconder sua orientaรงรฃo sexual do pรบblico. Alรฉm disso, namoros entre pessoas de etnias diferentes eram um tabu fortรญssimo.
Sammy Davis Jr., por exemplo, chegou a ser ameaรงado por figuras da mรกfia, por estar namorando Kim Novak, uma estrela branca do estรบdio.
Pรญlulas eram usadas como rotina para lidar com a exaustรฃo
A rotina de trabalho era tรฃo cansativa e longa que muitas estrelas simplesmente nรฃo aguentavam, a menos que fossem mantidas acordadas e produtivas ร base de drogas.
Com isso, estimulantes como anfetaminas eram distribuรญdos quase como cafรฉ, para que os atores aguentassem jornadas de atรฉ 72 horas seguidas, especialmente em musicais e grandes produรงรตes.
Judy Garland, por exemplo, foi submetida a esse tipo de tratamento desde muito nova.
Aliรกs, a prรกtica era normalizada a ponto de ninguรฉm questionar os efeitos colaterais. Entรฃo, quando alguรฉm demonstrava sinais de esgotamento, ao invรฉs de descanso, recebia mais pรญlulas.
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Crianรงas nรฃo tinham quase nenhuma proteรงรฃo legal
Se ser um adulto em Hollywood jรก era difรญcil, ser uma crianรงa era ainda mais arriscado. Para se ter uma ideia, os atores mirins eram contratados por longos perรญodos e, uma vez que um juiz aprovava o contrato, nรฃo havia volta, mesmo que a crianรงa estivesse sendo explorada.
Atรฉ mesmo seus prรณprios pais podiam gastar todo o dinheiro que ganhavam, sem que houvesse puniรงรฃo.
Foi esse o caso de Jackie Coogan, um astro infantil dos anos 1920 que descobriu, jรก adulto, que sua mรฃe e seu padrasto haviam torrado praticamente toda sua fortuna.
Isso motivou a criaรงรฃo de uma lei para proteger o patrimรดnio de atores mirins, mas demorou atรฉ ter algum efeito prรกtico.
Alรฉm disso, estrelas como Shirley Temple e Elizabeth Taylor enfrentaram jornadas exaustivas, pouca educaรงรฃo e exposiรงรฃo precoce a ambientes nada apropriados para crianรงas.